A prática de explorar o mundo sozinho vem ganhando popularidade. A ideia pode até assustar algumas pessoas, mas o número de mochileiros só aumenta e cada pessoa que volta de uma aventura solo, inspira outra a fazer o mesmo.

Se você é um desses viajantes “independentes”, seja de primeira viagem ou não, confira algumas dicas que separamos. Alguns podem até ser meio óbvias demais, outras um tanto quanto assustadoras, mas acredite, elas vão te deixar balançado sobre o assunto.

1. Zona de conforto? Não!
Explore bem o destino e viajar sozinho te dá essa oportunidade de fazer o que bem entender. Só tome cuidado para não ficar dentro da sua zona de conforto. Teste seus limites, vá no seu ritmo mas procure sempre se desafiar. Isso que é o mais legal de viajar sozinho!

2. Coma nos locais onde comprou sua comida
Um dos pontos essenciais da viagem é a comida local. Se você ver uma barraca de rua, coma! Algumas pessoas podem até aconselhar a não comer em locais como este, mas arrisque-se, o resultado pode surpreender. Porém uma dica importante: coma no próprio local!

3. Saiba o básico da língua nativa
Aprender frases pode até parecer complicado, mas algumas palavras até que nem tanto. Procure saber as principais palavras para não passar vergonha e saber se virar tranquilamente nos locais.

4. Contatos locais são essenciais
Se você foi viajar para algum lugar que já conhece alguém ou que seu amigo tem algum outro amigo por lá, explore-o! Conhecimento local nunca é demais quando você decide viajar sozinho. Com dicas nativas, você poderá conhecer, talvez, lugares não tão explorados.

5. Siga seu instinto sempre!
Se você achar que determinado lugar ou pessoa pode parecer suspeita, não siga adiante. As vezes, seguir a intuição é a melhor coisa a se fazer.

6. Vá a uma bar sozinho
Talvez na sua cidade você nunca tenha feito isso, então essa é a hora certa para fugir (ainda mais) do comum: sentar em um bar sozinho, comer e beber. A dica aqui é conversar um pouco com desconhecidos e talvez, fazer amizade. Puxe assunto com os funcionários, o vizinho…

7. Tenha um chip local
Para não pagar muito com pacote de internet, compre um chip para utilizar a internet local.

8. Fuja das rotas tradicionais
Sair das rotas das multidões as vezes pode ser uma boa para a sua viagem. Procure um tour guiado ou o caminho mais rápido, essas alternativas podem ser sua melhor escolha. Mas sempre que puder, escolha o menos movimentado e incomum.